DAE

Diretoria de Assuntos Estudantis

Programa de Assistência Estudantil – PAE

O Programa de Assistência Estudantil (PAE) da Universidade Federal de Itajubá tem como objetivos ampliar e democratizar o acesso e permanência dos discentes da UNIFEI, atuando de forma a minimizar os efeitos das desigualdades sociais, reduzir as taxas de evasão e retenção e contribuir para o desempenho acadêmico dos discentes, nos termos dos artigos 1º, 2º e 5º do Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010 (Programa Nacional de Assistência Estudantil).

Fluxograma

Etapas para a solicitação de assistência estudantil

Matriz Raci

Responsáveis por cada etapa durante a solicitação

Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é uma política do Ministério da Educação que visa auxiliar a permanência de jovens de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior. O PNAES compreende ações que objetivam viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.

Na Unifei são ofertados aos alunos em vulnerabilidade socioeconômica os auxílios permanência, alimentação e creche.

As ações desse programa são executadas pela Diretoria de Assuntos Estudantis – DAE. Os critérios de seleção dos estudantes levam em conta o perfil socioeconômico dos alunos e alguns requisitos específicos de acordo com a realidade da nossa instituição.

Para saber se você se enquadra nesse perfil, acesse os editais e fique atento(a) aos prazos!

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios, entre eles, o compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou. 

Na Unifei funciona da seguinte forma:

O MEC concede bolsas de estudo para estudantes do PEC-G de universidades federais. Trata-se do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). Essa modalidade de bolsa pode ser requerida por intermédio da DAE, em edital próprio lançado todo início de ano.

Você é aluno estrangeiro e quer saber mais sobre o PEC-G?

FALE CONOSCO

(35) 3629- 1965

daepedagogico@unifei.edu.br

Skip to content