Análise de Heteroidentificação

Perguntas frequentes

A análise da veracidade antes da efetivação da matrícula objetiva coibir a fraude.

A autodeclaração consiste em um documento assinado pelo(a) próprio(a) candidato(a) que afirma sua identidade étnico-racial. Esse é o instrumento inicial para aqueles que pretendem ingressar na UNIFEI em uma vaga destinada a autodeclarados(as) pretos(as) e pardos(as). A autodeclaração é obrigatória para os(as) candidatos(as) classificados(as) nas modalidades de inscrição L2, L6, L10 e L14.

A Comissão utilizará exclusivamente o critério fenotípico (características observáveis) do(a) candidato(a). Além da cor da pele serão consideradas outras características fenotípicas, tais como: tipo de cabelo, formato do nariz e lábios.
É importante ressaltar que o critério da ancestralidade (pais, avós etc.) é excluído, ou seja, não é feita a avaliação baseada em ascendência de pessoas negras.

Conforme disposto no edital do SISU 2022, o procedimento é feito por meio de uma entrevista virtual que será registrada em áudio e vídeo, seguindo as regras estabelecidas na Norma para Procedimento de Heteroidentificação.

O dia/horário e o link para acesso à sala on-line são enviados pela Comissão de Heteroidentificação para o seu e-mail cadastrado. O(a) candidato(a) deve ficar atento(a) ao seu e-mail, inclusive na “Caixa de Spam”.

Não. O(a) candidato(a) que deixar de comparecer ao procedimento de veracidade da Autodeclaração de Cor será eliminado(a) do processo seletivo.

Você tem o prazo de 01 (um) dia útil para interpor recurso contra o resultado, a contar da notificação oficial do indeferimento (e-mail enviado pelo sistema de matrícula). O recurso deverá ser postado, em formato PDF, no sistema de matrícula.

Os resultados das análises serão divulgados no endereço https://unifei.edu.br/processos-seletivos/sisu/sisu-2022/ e também podem ser consultados pelo próprio candidato no seu acesso ao sistema de matrícula.

Após a aprovação da Análise de Heteroidentificação, o(a) candidato(a) deverá acessar o sistema de matrícula e acompanhar as próximas etapas.

Você tem o prazo de 01 (um) dia útil para interpor recurso contra o resultado, a contar da notificação oficial do indeferimento (e-mail enviado pelo sistema de matrícula). O recurso deverá ser postado, em formato PDF, no sistema de matrícula, juntamente com a nova documentação.

A vaga será considerada ociosa e o(a) próximo(a) candidato(a) será convocado(a) para se apresentar à Comissão de Heteroidentificação.

Não. Infelizmente, você perdeu o seu direito à apresentação de recurso e, consequentemente, à vaga.

Para dúvidas sobre a análise da Autodeclaração de Cor, entre em contato pelos e-mails abaixo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:

Itajubá – comissao1.itajuba@unifei.edu.br – comissao2.itajuba@unifei.edu.br comissao3.itajuba@unifei.edu.br

Itabira – comissao1.itabira@unifei.edu.br – comissao2.itabira@unifei.edu.br

Skip to content