Colação de Grau Oficial

A Colação de Grau é o ato oficial, de caráter público, indispensável para a conclusão do curso.
Realizada no prazo regular do fechamento de cada semestre letivo, em data prevista no Calendário Acadêmico da UNIFEI. O aluno que tiver concluído todos os componentes curriculares do curso e estiver com situação regular na universidade, estará apto a colar grau.

ATENÇÃO GRADUANDOS

Conforme Decisão nº 62 (de 08/06/2022), publicada no Boletim Interno de Serviços – BIS nº 32 de 13/06/2022, a solenidade de Colação de Grau Oficial do semestre 2022/1 será realizada no formato 100% virtual, com transmissão através do Canal Oficial da UNIFEI no YouTube (assim como foram realizadas todas as solenidades de colação de grau durante a suspensão das atividades presenciais na UNIFEI – COVID-19).

Devido à dispensa do curso de Administração de realização do ENADE na condição de concluintes para os colarem grau até 30/08/2022, a data inicialmente prevista para transmissão da solenidade (02/09/2022) terá de ser antecipada. Por enquanto, ainda não está definida a nova data antecipada, devido à necessidade de conciliação das agendas dos membros da mesa solene. Assim que a nova data de transmissão da solenidade oficial de Itajubá estiver definida, será divulgada na página do Registro Acadêmico, na divulgação da UNIFEI, e nas Redes Sociais Oficiais da UNIFEI (atualizadas pela SECOM – Secretaria de Comunicação da UNIFEI).

As solicitações da Colação de Grau Oficial Virtual do semestre 2022/1 (campus Itajubá) serão recebidas de 01/07/2022 a 15/07/2022 através de formulário eletrônico abaixo:

Deverão preencher o formulário:

  • Alunos que tenham concluído todos os componentes curriculares do curso (inclusive TFG, estágio, horas complementares) com o encerramento do semestre 2022.1

  • Alunos que estejam com status “FORMADO” no SIGAA => Aqueles que estiverem com status “FORMADO” e que estiverem alcançando o prazo máximo de conclusão do curso, se não solicitarem a colação oficial poderão entrar em processo de desligamento.

  • Alunos que estejam com status “ATIVO” ou “FORMANDO” no SIGAA, que tenham previsão de conclusão de todos os componentes curriculares do curso (inclusive TFG, estágio, horas complementares) até 08/08/2022.

A transmissão ao vivo da Colação de Grau será realizada por link do Canal Oficial da UNIFEI no YouTube

Recomendamos que os alunos fiquem atentos à página do Registro Acadêmico, ao e-mail institucional, ao e-mail de contato cadastrado no SIGAA, e às Redes Sociais Oficiais da UNIFEI (atualizadas pela SECOM) para estarem informados sobre os comunicados da solenidade.

De acordo com a Norma de Graduação, somente pode solicitar colação de grau extraordinária o formando que conclui o curso de graduação fora do prazo regular para participação em solenidade oficial. Portanto, como em agosto/22 já será realizada a solenidade oficial, os alunos que estão concluindo os componentes curriculares até agosto de 2022, deverão solicitar a colação oficial.

Os formandos que precisarem de declaração de conclusão, por exemplo, para inscrição/matrícula em Programa de Pós-Graduação, ou para contratação em empresa, deverão solicitar ao e-mail da Coordenação de Registro Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (cragraduacao@unifei.edu.br), informando nome completo, CPF ou matrícula, e curso de graduação. Em caso de recusa da declaração emitida pelo Registro Acadêmico, esta deverá ser formalizada e justificada por quem estiver recusando a declaração (ex: Programa de Pós-Graduação ou empresa contratante do formando).

Não será realizada solenidade extraordinária ao formando que alegar falta de informação, desconhecimento, ou perda do prazo para solicitação da Colação de Grau.

Após a Colação de Grau, todos os formados deverão assinar digitalmente no SIPAC a Ata da Colação de Grau, conforme tutorial abaixo, IMPRETERIVELMENTE NA DATA DA COLAÇÃO.

Clique aqui para acessar o tutorial de assinatura da Ata de Sessão Solene no perfil de discente da graduação

Exemplos em vídeos de cerimônias passadas

Certificados de conclusão de curso

Todos os graduados na Colação de Grau receberão, após a solenidade, o Certificado de Conclusão de Curso, o qual tem o valor legal de um “diploma” provisório, até que o diploma esteja pronto.
Para efeitos de registro nos Conselhos de categoria profissional (ex: CREA), o certificado de conclusão de curso é aceito como comprovante de graduação.

Diplomas

Os diplomas dos graduados da Colação de Grau Oficial Virtual do semestre 2022/1 serão emitidos de forma digital.

O prazo regular para expedição e registro dos diplomas é de até 120 dias após a Colação de Grau, podendo este prazo ser prorrogado por igual período em decorrência de motivo de força maior.

EQUIPE – Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) da Pró-Reitoria de Graduação (PRG)

Assessora de Registro Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) ​

Leandra Dias Pinto Martins​

Apoio Administrativo

Elenice Xavier Soares
Eduardo Souza Rogel
Dorvalino Sandro dos Reis
Skip to content